sábado, 26 de janeiro de 2013

Novos radares são instalados


Em um rápido passeio por algumas vias de Fortaleza, é possível observar um arsenal de câmeras em determinados cruzamentos. São postes com duas, três, cinco pequenas câmeras. Em alguns cruzamentos, como no encontro da avenida Antônio Sales com a Barão de Studart ou da Antônio Sales com a Virgílio Távora, no alto do poste se destacam até sete câmeras. Os equipamentos são novos fotossensores que, aos poucos, vão dando lugar aos antigos aparelhos. 

Ao todo, na Capital, existem 248 equipamentos que detectam infrações. São 170 radares eletrônicos que registram avanço de sinal vermelho, parada sobre faixa de pedestre, excesso de velocidade e retorno ou conversão à esquerda proibidos. Mais 78 equipamentos fazem o controle de velocidade. Desse número, três têm mostradores de velocidade. A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) deu um prazo de 90 dias para a troca de todos os equipamentos antigos pelas novas câmeras.

Em alguns cruzamentos nas avenidas Antônio Sales, Barão de Studart e Virgílio Távora; e na rua Padre Valdevino, os novos fotossensores já estão funcionando. Segundo a AMC, as novas câmeras tem uma maior capacidade de captar as infrações. “Há laços detectores nas vias e quando identificados avanço de semáforo, conversão proibida, retorno proibido, parada sobre a faixa ou velocidade excessiva, as câmeras batem uma fotografia flagrando a infração”, diz, em nota, a AMC.

Os fotossensores custam cerca de R$ 3 mil reais (cada equipamento) por mês. A AMC garante que o valor é o mesmo pago pelos antigos equipamentos. Ainda por meio de nota, a autarquia reforça ainda a contribuição dos fotossensores na redução do número de acidentes. “(Os equipamentos) ajudam na redução substancial de acidentes, diminuindo inclusive a gravidade. Quando acontecem, os veículos estão em menor velocidade”.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Todos os 248 equipamentos de fiscalização eletrônica de Fortaleza vão ser substituídos por novas câmeras. Algumas já começaram a ser instaladas em vias da Aldeota e do Dionísio Torres. Essas câmeras já estão funcionando.
FONTE: http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2013/01/26/noticiasjornalfortaleza,2995193/novos-radares-sao-instalados.shtml

0 comentários: