SIMULADOR DE DIREÇÃO DEFENSIVA



Simulador de direção está em exposição no Shopping Pátio Maceió

07 de Janeiro de 2013 13:01
Ascom Detran
TAMANHO DO TEXTO A+ A-
    
Simulador de direção está em exposição no Shopping Pátio Maceió
Através de uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a população alagoana vai conhecer um protótipo de simulador de direção, a partir da inauguração da Central de Atendimento ao Cidadão, o Já, nesta segunda-feira (7) no Shopping Pátio Maceió.
Alagoas é o segundo estado a receber este modelo, que foi aprovado pelo Denatran e será utilizado nas aulas de formação de novos condutores. No local, os usuários do órgão podem esclarecer dúvidas e acompanhar o funcionamento do simulador.
De acordo com o diretor presidente do Detran, Lúcio de Melo, a sociedade alagoana tem a oportunidade de obter detalhes do sistema de imagem, áudio, som, computacional e instalação elétrica do simulador, que será obrigatório nos Centro de Formação de Condutores (CFCs) a partir de julho deste ano.
A inauguração do Já conta com a presença do governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, do diretor presidente do Detran, Lúcio de Melo, da coordenadora geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Detran, Maria Cristina Hoffmann, além de outras autoridades.
Publicação em Diário Oficial
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, no dia 27 de novembro de 2012, as Resoluções nºs 422 e 423, com regras para o uso do Simulador de Direção Veicular, que será obrigatório a partir de julho de 2013, em todos os Centros de Formação de Condutores (autoescolas) do país.
O simulador de direção é praticamente um automóvel comum e possui todos os elementos que um carro tem, como:

  Bancos com regulagens;
  Cinto de segurança;
 Instrumentos: de iluminação, painel, velocímetro, tacômetro, combustível, temperatura do motor, luzes de seta, pressão do óleo, freio de estacionamento, alternador de luz alta. Todas as ferramentas possuem instrumentos automotivos reais;
 Retrovisores;
  Volante;
 Câmbio;
  Acelerador, freio, embreagem, freio de mão, luz indicadora de direção;
 Limpador;
  Iluminação;
  Pisca alerta;
 Buzina;
  Chave de ignição.

0 comentários: