quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Motoristas continuam a desrespeitar faixas prioritárias


Um mês ainda não foi suficiente. Motoristas e motociclistas continuam a desrespeitar a faixa prioritária para ônibus, táxis, vans e transporte escolar na avenida Bezerra de Menezes. A fiscalização diz que só tem orientado. Nada de multas, por enquanto.

O Serviço Rápido de Ônibus (BRS) funciona já há 30 dias, completos hoje. Mas ontem não faltaram flagrantes de carros e motos circulando irregularmente nas faixas prioritárias e até estacionando no lado direito da linha azul.

“Estou só esperando um amigo que foi ali no estacionamento. É rapidinho”, tentou argumentar o passageiro de um carro parado no meio da rua. Atrás dele, ônibus e vans, surpresos, metiam a mão na buzina. “É um absurdo isso aí”, gritou um dos motoristas dos coletivos.

Quatro quarteirões à frente, outros dois carros parados, um atrás do outro. Provocado pelo O POVO, o agente de trânsito se aproximou dos veículos. Foi instantâneo. Os dois cidadãos retiraram os carros dali rapidinho.

O agente, aliás, era a única forma de fiscalização avistada durante 40 minutos na avenida Bezerra de Menezes, na manhã de ontem, por volta das 9h30min. Dez minutos depois, foram aparecendo um, dois, três, quatro carros de fiscalização da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

O agente solitário, que era da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), também ganhou três companheiros e uma viatura.

Mas nem a “ostensiva” repentina coibiu o tráfego de carros e motos na faixa prioritária. Os veículos pareciam acompanhar sem medo a viatura da Etufor. Do lado direito da via.

Melhorias

Apesar do desrespeito à faixa prioritária, usuários do transporte público, em geral, elogiam o BRS. “Minha viagem diminuiu uns 15 minutos. É muito mais rápido”, diz a aposentada Maria Luiza Borges, de 68 anos.

O motorista de ônibus Fábio Rodrigues também destaca as melhorias que a faixa prioritária trouxeram, como as paradas seletivas. “O trânsito está menos embolado para a gente”, avalia. Mas Fábio ainda reclama do cruzamento da Bezerra de Menezes com a Padre Ibiapina.

O colega Robério Ferreira também. “Tenho que dobrar à esquerda na Padre Ibiapina, mas a minha faixa é a da direita. Fica difícil assim”, constata. Já o motorista Reginaldo Aguiar reclama da imprudência dos ônibus. “Eles não hesitam em trancar os carros pequenos.” Eles têm que seguir em frente na rua Meton de Alencar.

ENTENDA A NOTÍCIA

O Serviço Rápido de Ônibus ou Bus Rapid Service (BRS-FOR) foi implantado no último dia 13 de agosto na avenida Bezerra de Menezes. A ideia é expandir os corredores de ônibus para as principais vias da cidade.

Serviço 
Funcionamento das faixas preferenciais
Dias úteis: 5h às 21 horas
Sábado: 5h às 16 horas
Domingos: não funcionam, mas paradas continuam seletivas
Etufor: (85) 3452 9205

Confronto das ideias
Você percebe melhorias para o transporte público com a implantação do BRS-FOR?

SIM 
Economia no tempo
Eu pego ônibus aqui todos os dias e não tenho dúvidas de que melhorou muito a velocidade dos ônibus. Chego em casa ou ao trabalho 10 minutos mais cedo. É bem mais tranquilo
Francisco Nascimento, 43 anos, pedreiro

NÃO 
Falta respeito
Para mim, que moro no Araturi, piorou o tempo de viagem. Aposto nuns 40 minutos a mais que levo para chegar em casa. E os carros e motos também não respeitam nada.
Viviane Monteiro, 29 anos, bibliotecária 

Saiba mais
Próximas vias a receber o BRS
O presidente da AMC/Etufor, Ademar Gondim, disse que está em estudo a ampliação do BRS-FOR para as seguintes avenidas:
 
Leste/Oeste, Perimetral, Oliveira Paiva, Augusto dos Anjos, Desembargador Moreira, Dom Luís, Santos Dumont e Virgílio Távora.
 
Na próxima segunda-feira, os corredores de ônibus nas avenidas Imperador e Tristão Gonçalves devem começar a funcionar.
Luar Maria Brandãoluar@opovo.com.br

0 comentários: