quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Como ajustar os retrovisores


Na lateral, o ajuste certo é que apareça a imagem lateral traseira do veículo e o mínimo de lataria

Vamos ser diretos: normalmente os veículos possuem três espelhos retrovisores: o espelho central, que garante visibilidade traseira durante a condução e os laterais, que tem como função ajudar o condutor a enxergar fora de sua visão periférica.

Para os experts no trânsito do dia a dia, o ajuste do espelho central deve ser feito somente após a regulagem do banco do motorista e sua imagem deve cobrir a maior parte do vidro traseiro.

Em casos de ofuscamento de visão durante a noite, provocada pelo reflexo dos faróis no espelho central, quando um outro carro vem de trás e joga luz em você, é possível utilizar a opção de levantamento da alavanca. "Para quem não tem essa alavanca, características de carros modernos, é só pegar o retrovisor central e colocá-lo para cima", explica Carlos Saraiva, motorista de caminhão, que está na estrada há 20 anos.

Segundo ele, desta forma, o retrovisor passará a espelhar uma imagem menos ofuscante e sem prejudicar a visibilidade. "Caso não consiga levantar a alavanca, abaixe-a e regule novamente o retrovisor",

O gesto que o profissional apresentou na estrada está de acordo com Centro de Experimentação e Segurança Viária, o Cesvi Brasil.

Segundo o órgão, alguns veículos recentes possuem um modelo de retrovisor com sensor sensível a luminosidade, chamado sensor crepuscular, que realiza de forma automática a alteração do reflexo da imagem, escurecendo-o e sem necessidade de acionamento da alavanca.

De lado

Já para os espelhos retrovisores laterais, os mais usados para a mudança de faixa, o ajuste deve ser feito com mais cautela. O órgão dá dicas que é aconselhável utilizar a maior parte do espelho para refletir a imagem lateral traseira do veículo ou o mínimo possível da lataria.

Para o profissional de estradas, que já trabalhou muito nos períodos dia e noite, o retrovisor, quando ajustado de maneira correta, ele ajuda a diminuir os pontos cegos de seu veículo e evita acidentes. No meu caminhão, o aviso sonoro alerta para a presença de veículos nos "pontos cegos".

0 comentários: