segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Serviço Rápido de Ônibus começa a funcionar hoje


Com muitas dúvidas e um bocado de preocupação. Assim se mostraram, ontem pela manhã, motoristas e pedestres diante do BRS (Bus Rapid Service) ou Serviço Rápido de Ônibus, que começa a funcionar hoje na avenida Bezerra de Menezes. O POVO esteve na via para averiguar a familiarização das pessoas com a nova estratégia de deslocamento na área. 

Pelo sistema (identificado com uma linha azul entre as faixas, nos dois sentidos), ônibus, vans e táxis com passageiros só podem trafegar pelas duas faixas da direita. Nas outras duas da esquerda, segue o fluxo dos demais veículos.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) adverte que, para conversões à direita, só poderão percorrer 100 metros na faixa dos ônibus. Estacionamentos ou paradas ao longo da via estão proibidos.

O servidor público Jean Rubens Vasconcelos questiona o tracejado na linha azul, indicador de acesso dos carros às conversões à direita. “Próximo à rua que eu entro, à direita, não tem tracejado, é faixa contínua. Como é que vai ser? Vai ficar difícil assim”, avalia. “Cem metros para fazer a conversão é muito pouco”, acrescenta o advogado Carlos Uchoa, 45. A cabeleireira Marli Nunes, 39, acredita que o sistema vai gerar confusão em horários de maior movimentação. “Em horários de pico, vai ser muito difícil encontrar uma brecha entre os ônibus e as topiques para estacionar onde é permitido”, diz, referindo-se aos estacionamentos recuados.

Segundo o presidente da Etufor e da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Ademar Gondim, equipes estarão amanhã nas paradas seletivas e nos pontos de maior movimentação orientando a população. “Vamos começar a fase educativa”. Ele diz que multas não serão aplicadas nesse primeiro momento. “Não estamos preocupados com isso agora. Nosso intuito é primeiro explicar as mudanças. Queremos melhorar e não prejudicar a vida das pessoas”, garante.

ENTENDA A NOTÍCIA

O intenso fluxo de veículos na avenida Bezerra de Menezes, principalmente em horários de pico, motivou a implantação de faixas exclusivas para ônibus, a fim de dar maior fluidez ao trânsito.

Serviço
Para mais informações sobre o BRS:
Etufor: 3452 9205

Dúvidas

1 - Os motoristas que não atenderem às regras do BRS já começam a ser multados?
Não. Começa hoje a fase educativa do sistema. Não há prazo para início da cobrança. O valor da multa ainda não foi determinado. 

2 - E se o fluxo nãopermitir a passagem para a faixa exclusiva? E se os 100 metros não forem suficientes para a conversão à direita?
Você pode parar um pouco até que o fluxo possibilite a passagem, mesmo na faixa da esquerda. Não se pode parar para esperar por vagas de estacionamento.
 
3 - Como vão funcionar as paradas seletivas?
As linhas de ônibus e de vans estão divididas em três grupos: BRS-FOR 1, BRS-FOR 2, BRS-FOR 3. A identificação será feita no para-brisa do veículo. Os pontos de parada das linhas serão identificados na avenida. 

4 - O sistema vai funcionar 24 horas?
Não. Em dias úteis, funciona das 5h às 21 horas. Aos sábados, das 5h às 16 horas. Aos domingos, o sistema não funciona, mas as paradas seletivas continuam. 

5 - O embarque e desembarque de estudantes será permitido próximo às escolas?
Os pais não poderão parar mais que alguns segundos para deixar os filhos. Se for demorar na escola, o ideal é buscar ruas transversais.

Fonte: Etufor
Sara Rebeca Aguiarsararebeca@opovo.com.br

0 comentários: