quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Estacionamento será proibido em grandes avenidas


É como se duas luzinhas fossem a solução de todos os problemas. O sujeito para o carro, desce, demora o tempo que considera necessário para resolver a vida, volta, entra no veículo, desliga o pisca alerta, engata a primeira e sai. Como se não tivesse ignorado a sinalização de proibido estacionar e uma coisa chamada coletividade. Preferiu prejudicar o trânsito a rodar um pouco mais e encontrar um lugar adequado para deixar o veículo.

Em nove vias de Fortaleza, a mania de largar o carro “onde der” vai ser punida pela Prefeitura. Uma tentativa de dar mais fluidez ao trânsito de regiões hoje sofríveis tanto pelo excesso de veículos quanto pela falta de educação dos condutores. “Botam aí, eu peço pra tirarem e falam as coisas comigo. Tem pouca fiscalização”, critica o comerciante Jorge Viana, 57.

A Bezerra de Menezes será a primeira a receber reforço na sinalização e fiscalização. No próximo dia 13, a avenida disporá do BRS (Bus Rapid Service ou Serviço Rápido de Ônibus, em tradução livre). Ele provocará mudança na logística de deslocamento do transporte público e acesso a vias secundárias.

Duas das quatro faixas por sentido serão exclusivas de ônibus, vans e táxis com passageiros. O presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) e da Empresa de Transporte Urbano (Etufor), Ademar Gondim, cita como exemplo o caso do Banco do Brasil próximo ao Instituto dos Cegos. Lá, flanelinhas controlam o fluxo de veículos que aguardam a liberação de vagas. Eles ficam no meio da via, dificultando o trânsito. “Colocaremos um guarda ali. Não vai poder ficar ninguém esperando vaga. Queremos estimular as pessoas a estacionarem nas vias transversais”, afirma.

Calçadas

Serão eliminados estacionamentos de estabelecimentos que estejam sobre calçadas. Equipes da AMC/Etufor começam hoje o levantamento dos pontos nessa situação. “Teve fiscal que quase apanhou (ao fazer sondagens). Muita gente não está concordando”, fala Gondim.

Racionar estacionamentos é algo previsto também para as avenidas Antônio Sales, Desembargador Moreira, Virgílio Távora, Santos Dumont e Dom Luís e as ruas Joaquim Nabuco, Canuto de Aguiar e Padre Antônio Tomás. Tudo dependerá do desempenho da medida na Bezerra de Menezes. “Não vamos inviabilizar os estacionamentos. Eles só terão de se acomodar (nas vias secundárias). Os recuados estão garantidos. O usuário terá certa dificuldade, talvez, mas estão garantidos. Vai ter reação, mas não temos saída. Precisamos cumprir a lei da mobilidade urbana e não podemos tomar decisão só calçados em eleição”, alega Ademar.

Inicialmente, ele fala em abordagens educativas. Depois, multa. No caso da Bezerra (devido ao BRS), cometerá infração leve quem for flagrado em fila na via exclusiva de ônibus à espera de estacionamento. Conforme Gondim, configura-se invasão de faixa exclusiva.

ENTENDA A NOTÍCIA

Estacionar de forma indiscriminada pode prejudicar a fluidez no trânsito. Fique atento à sinalização para você não ser a causa de congestionamentos ou mesmo expor-se ao ônus da multa. Prefeitura começa a intensificar a fiscalização no próximo dia 13.

Saiba mais 

No último dia 29, O POVO divulgou pesquisa que citou 74% dos fortalezenses insatisfeitos com o trânsito da Capital. 
 
O sistema BRS é um corredor para transporte público demarcado apenas por sinalização. O controle da entrada de outros tipos de veículos na faixa é feito por câmeras ou fotossensores. Os passageiros pagam a tarifa dentro do ônibus e as linhas param em pontos específicos.
 
Existe também o BRT (Ônibus de Trânsito Rápido). Ele difere do BRS por ter um corredor fisicamente separado da via de carros. As estações de embarque são fechadas e o pagamento da tarifa é antecipado. Os ônibus são sanfonados. É a proposta do Transfor para algumas avenidas de Fortaleza.
Bruno de Castrobrunobrito@opovo.com.br

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