segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Apesar de divulgação, faixa preferencial deixa usuário confusos na avenida Bezerra de Menezes


Após uma semana de divulgação e orientação por agentes operacionais da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), passou a valer a partir desta segunda-feira (13) as faixas preferenciais do Serviço Rápido de Ônibus de Fortaleza (BRS-FOR). Mas apesar da campanha, muitos usuários ainda estão confusos com a novo organização das paradas de ônibus.
“Estava em uma parada e só depois descobri que devia pegar o ônibus em outra”, lamenta Adriana Bezerra Cruz, 42, que foi orientada por agentes qual parada ela devia pegar o ônibus.
Adriana reclama que as opções de ônibus ficarão mais limitadas com a nova organização das paradas. “Todos os ônibus que eu pegava paravam no mesmo canto. Agora, se eu quiser pegar o [Antônio Bezerra] Messejana vou ter que ir para outra parada”, diz.
Todas as paradas apresentam orientações para os usuário, destacando quais linhas param naquele local. Também há indicação de onde as demais linhas realizam embarques e desembarques. Segundo a Etufor, 216 agentes operacionais estarão nas paradas em três turnos nos próximos 30 dias para auxiliar os usuários.
Desrespeito
Apesar da sinalização e da fiscalização, muitos motoristas estão desrespeitando as faixas preferenciais, circulando por mais de 100 metros, acima do estipulado pelos órgão de trânsito municipal, e fora das áreas seccionadas, destinadas para a entrada em estacionamentos de estabelecimentos comerciais e conversões à direita.
Para evitar a utilização indevida de carros particulares, agentes de trânsito orientam, através de gestos e apitos, que os motoristas saiam das faixas preferenciais. Mas nem sempre são obedecidos.

Implantação
A AMC afirma que a implantação das faixas preferenciais será realizada em duas fases. Nesta primeira fase, a faixa será de uso preferencial e as abordagens dos agentes, educativa. Na segunda fase, as faixas passam a ser de uso exclusivo de ônibus. Segundo a AMC, nesta fase, a fiscalização será realizada por fotossensores, que identificarão os carros particulares dos transportes coletivos.
Funcionamento
As duas faixas da direita da avenida de Bezerra de Menezes, separadas das demais por uma linha azul, são de uso exclusivo para ônibus e vans urbanos e metropolitanos. Outra modificação no trânsito da avenida é a organização das paradas de ônibus. A partir desta segunda-feira, todos os ônibus quer circulam pela Bezerra de Menezes estão divididos nos grupos 1, 2 e 3, realizando embarques e desembarques somente nas paradas com a mesma identificação.
 


0 comentários: