quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Sem fiscalização, motoristas abusam das infrações


A fiscalização de trânsito sumiu das ruas de Fortaleza, na tarde de ontem. E com a paralisação dos agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), motoristas deixaram de lado qualquer temor e abusaram das infrações de trânsito.
O POVO percorreu ruas dos bairros Centro, Meireles, Aldeota, Dionísio Torres e José Bonifácio, durante a tarde. Em todos, foram flagradas infrações de trânsito. Estacionamento sobre calçada e parada em local proibido estão entre as mais comuns. Nenhum agente da AMC foi visto trabalhando.
Na avenida Monsenhor Tabosa, carros vazios, mas com o pisca-alerta aceso, permaneciam parados sob placas que indicavam a proibição de estacionamento. Ali também alguns veículos usavam as calçadas ou trechos proibidos como parada.
A preocupação do guardador de carros Luiz Alberto, 66, porém, é com outro instrumento de controle do trânsito: a Zona Azul. Para parar nas vagas de estacionamento rotativo, o motorista precisa comprar um cartão - vendido, na Monsenhor Tabosa, por Luiz e outros flanelinhas. “Agora com a paralisação a gente não sabe se precisa. Eu vendo a quem quer, lembrando que podem multar”, comenta, incerto.
A presença dos agentes na via, comenta o flanelinha Willame Diogo, 28, costuma inibir os infratores. “Porque aqui não respeitam vaga pra idoso e deficiente”, comentou. Tal infração, inclusive, não é particularidade da via de compras. Na avenida Beira Mar, uma das vagas para pessoas com deficiência foi ocupada por um senhor que, sem se identificar à reportagem, usou a pressa e uma possível falta de vagas para justificar a infração. Carros estacionados em fila dupla e irregularmente também são comuns. “Por aqui, se der brecha, estacionam nas vagas de táxi”, reclamava o taxista Nascélio Maciel, 39.
Aldeota
O baixo canteiro central da avenida Santos Dumont parece convidar motoristas ao retorno irregular. Em menos de um minuto, um carro e uma motocicleta cometeram a infração, no mesmo trecho. Por ali, O POVO flagrou também motoristas falando ao celular. E nenhum agente da AMC. Tudo é causado pela falta de educação no trânsito, avalia a arquiteta Eliana Braga. E isso ocorre com ou sem fiscalização. “Porque a AMC não faz nada”, reclama a motorista.
ENTENDA A NOTÍCIA
Mais paralisações estão previstas para hoje. Agentes da AMC e Prefeitura de Fortaleza se reunião às 15 horas para avaliarem a nova proposta de acordo. Caso a categoria não aceite a contraproposta do município, a greve poderá ser deflagrada às 17 horas e ter início na segunda-feira, dia 6.

0 comentários: