quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Muitas pessoas se arriscam ao não usar a faixa de pedestre


O pedestre é a parte mais frágil do trânsito e deve ter cuidados redobrados
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro é obrigatório atravessar nas faixas de segurança, em vias que possuem faixas de pedestres, mas muitos não respeitam a lei e colocam em risco a própria vida. O número de mortes em atropelamento no Brasil varia entre 6.303 e 8.522. Um número muito alto para nossa população e frota de veículos. Os EUA, com uma população bem maior que a nossa – 300 milhões e 180 milhões, respectivamente, – e frota mais de cinco vezes a brasileira, registra menos de 5.000 pedestres mortos em atropelamentos, correspondendo a, aproximadamente, 10% do total de mortes.
Cuidados
Além do básico olhar sempre para os dois lados antes de atravessar, outros cuidados também podem evitar graves acidentes. Na calçada, por exemplo, o pedestre deve caminhar sempre do lado direito, afastado do meio-fio. Também deve ter atenção às entradas e saídas de veículos (garagem).
Já em vias sem sinalização, colocar-se sempre de maneira visível. Nunca atrás de bancas de jornais, árvores, veículos estacionados, ou qualquer outro obstáculo. Certificar-se sempre de que vê o motorista e é visto por ele. O pedestre, nesses casos onde não há faixa de pedestre, deve fazer a travessia, sempre, perpendicularmente às calçadas, sem correr.
Em vias com faixa de pedestres, deve-se sempre atravessar na faixa de segurança e obedecer ao sinal luminoso, quando houver. Eles são a segurança dos pedestres.

0 comentários: