sábado, 22 de dezembro de 2012

Motoristas que beberam enfrentam a nova Lei Seca; veja os flagrantes


O JN saiu às ruas em 5 capitais para acompanhar a primeira noite de fiscalização da Operação Lei Seca com as novas regras que autorizam o uso de imagens e o testemunho de policiais como prova de embriaguez.
As equipes do Jornal Nacional saíram às ruas em cinco capitais para acompanhar a primeira noite de fiscalização da Operação Lei Seca com as novas regras que autorizam o uso de imagens e o testemunho de policiais como prova de embriaguez ao volante. A postos na saída para o litoral de São Paulo, a blitz da Polícia Rodoviária desconfia da aparência do rapaz. Ele até passa no teste do chamado bafômetro passivo, que serve para uma primeira triagem, mas o aparelho oficial é mais sensível. O jovem que voltava de uma festa tenta usar argumentos muito comuns: bebeu pouco, mora perto... “Só três cervejas. Eu moro logo ali”, diz ele. Não adiantou. Em Belo Horizonte, seis pessoas pegas com teor etílico de até 0,33 miligrama por litro de ar expelido tiveram a carteira de habilitação  recolhida e receberam a nova multa de R$ 1.915. Sai caro e pode ser ainda pior: teor etílico a partir de 0,34 deixa de ser infração e passa a ser crime de trânsito. Quem anda na linha acha que com ele é preciso ser duro mesmo. “O negócio tem que ser rígido, porque isso aqui é uma arma”, diz um homem. Uma arma que ainda mata e muito no Brasil. Cerca de 42 mil pessoas em um ano, como mostram as últimas estatísticas. Só a Polícia Rodoviária Federal, entre janeiro e novembro deste ano, flagrou mais de 27 mil motoristas que dirigiram depois de beber. Provar que estão cometendo um crime está mais fácil. Máquinas fotográficas e filmadoras já são usadas por muitos policiais, mas uma confusão na interpretação da nova lei acabou fazendo com que condutores alcoolizados, como um detido em Goiânia, fossem liberados. Em Recife, aconteceu a mesma coisa. “O Contran ainda não normatizou. Então o cidadão, se ele for parado com sinais notórios que prejudiquem a movimentação psicomotora dele, ele pode fazer a recusa ainda”, disse o tenente Fábio Lacerda. Mas o Contran  informa que a nova Lei Seca está totalmente em vigor, sim. É que com ela voltou a valer a resolução 206 de 2006, que diz que outras provas admitidas no direito podem ser usadas para comprovar a embriaguez. Por isso, não tenha dúvida: se você beber e for filmado oufotografado, não vai ter motivo para sorrir.

FONTE: http://portaldotransito.com.br/index.php/noticia/Motoristas-que-beberam-enfrentam-a-nova-Lei-Seca-veja-os-flagrantes

0 comentários: