quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Calçada é ocupada por veículos apreendidos

Carros apreendidos na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos se acumulam em espaço destinado ao público

Está praticamente impossível encontrar vagas no estacionamento externo do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) da Maraponga, destinado aos usuários do órgão. Porém, o espaço não é ocupado pelo público, mas por carros apreendidos pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Carga (DRFVC), que não dispõe de lugar específico para guardar o material. O desrespeito é tão grande que até mesmo as vagas destinadas a portadores de deficiência física estão lotadas.

Além da falta de espaço para que os carros sejam temporariamente estacionados, a população que necessita dos serviços do órgão estadual enfrenta problemas de segurança nas ruas próximas FOTO: MARÍLIA CAMELO

A DRFVC fica ao lado do Detran, na Avenida Godofredo Maciel. Os carros sem capô, portas, com pneus furados, vidros quebrados e outros danos estão por toda a parte, deixando o local mais parecido com uma sucata. Os veículos ficam, inclusive, no estacionamento da própria delegacia e sobre as calçadas, atrapalhando a passagem dos pedestres. Nesse caso, como há interesses em manter a situação, a infração de trânsito não é observada. Vários automóveis estão lá há mais de um ano, conforme os comerciantes que vendem lanches nas proximidades.

As reclamações dos condutores são constantes, considerando o tempo que perdem procurando onde colocar os carros. Além disso, quem passa pelo local nota que o cenário pode ser, inclusive, foco de doenças como a dengue, já que o acúmulo de carros degradados é grande.

Carros abandonados causam transtornos



Na manhã de ontem, por exemplo, o comerciante Carlos Augusto Alves, 55, foi ao Detran para fazer uma transferência de propriedade de veículo. Depois de rodar por mais de 15 minutos atrás de espaço, perdeu a paciência e colocou o carro na calçada, a exemplo da delegacia.

Multa

"Deveria ter um depósito para colocar esses carros. Posso receber uma multa a qualquer momento, como já aconteceu uma vez. Os agentes não querem saber de quem é a culpa. Por que eles não multam quem coloca os carros apreendidos nas calçadas, tomam todo o estacionamento e prejudica os usuários?", reclama Carlos Augusto.

Diariamente, o despachante de veículos Elias Ferreira, 35, vai ao Detran. Só não sofre com o problema da falta de vagas porque, como já fez amizade com os guardas da portaria, consegue colocar o carro no estacionamento interno. Não fosse o "jeitinho brasileiro", destaca, não sabe se seria possível trabalhar, porque a situação só vem piorando.

Parece brincadeira, mas quem decide fugir dos transtornos e estacionar nas vias próximas ao departamento e à delegacia, como na Rua Maria Josefina Pessoa, corre o risco de ter o veículo furtado, como diz José Ricardo Andrade, 28. Conforme afirma, os casos são recorrentes.

Ele vigia as motos do estacionamento do Detran e conta que, devido ao espaço cada vez menor, as vagas estão difíceis até para os motoqueiros. "Esse daí está há quase um mês e ninguém vem tirar. É mais carro saindo do que entrando", fala, apontando para um automóvel localizado na vaga para portadores de deficiência física.

A direção do Detran, que já cedeu parte de seu depósito para os veículos apreendidos pela DRFVC, não quis falar sobre o problema. Segundo a assessoria de comunicação do órgão, o Detran não pode retirar os carros do estacionamento porque estão sob custódia da delegacia.

O titular da DRFVC, delegado Dionísio Amaral, informou que a Polícia Civil do Ceará está providenciando um local para o material. Contudo, não soube dizer quando nem para onde os veículos serão remanejados. A equipe de reportagem tentou entrar em contato com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) para saber sobre a possível aplicação de multas pela ocupação do local, mas até o fechamento da edição não obteve retorno.

RAONE SARAIVAREPÓRTER
FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1215962

0 comentários: