sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Simulador de Direção será obrigatório para tirar CNH


A partir de junho de 2013, quem for tirar Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria B, válida para carros, deverá fazer ao menos cinco aulas de 30 minutos em um simulador de trânsito. Na semana passada, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou a obrigatoriedade do uso do equipamento eletrônico em todas as autoescolas do país. O Simulador de Direção Veicular, como o aparelho é chamado, ainda não está disponível no mercado, mas, de acordo com estimativas, vai custar entre R$ 20 mil e R$ 50 mil.
O uso do aparelho tem a finalidade de gerar maior segurança ao processo de aprendizagem de direção. O aprendiz de motorista vai utilizar o simulador após terminar as aulas teóricas do curso. O aluno só poderá iniciar as aulas práticas de direção nas ruas após ter passado por, no mínimo, 150 minutos de direção simulada. O protótipo do Simulador de Direção Veicular foi exposto no estande do Ministério de Cidades no Salão do Automóvel de São Paulo, que acabou ontem.
O presidente da Associação das Autoescolas de Uberlândia, Gilmar Tavares, disse acreditar que o uso do simulador será benéfico ao processo de formação de condutores. Mas, para ele, a maioria das 32 autoescolas de Uberlândia não terão recursos para adquirir o aparelho. “O simulador ainda não foi homologado pelo Denatran e não sabemos o que a aquisição do aparelho pode significar em questão de custos”, disse.
Para o professor José Antônio Ferreira Borges, coordenador do laboratório de veículos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ainda não é possível dizer se o simulador poderá aperfeiçoar o processo de formação de condutores.

Valor das aulas pode ser reajuste

Existe a expectativa de que o Simulador de Direção Veicular possa aumentar o preço das aulas em autoescolas. Segundo estimativas, o valor gasto para a compra do aparelho será similar ao de um veículo 0 km. Em Uberlândia, donos de autoescolas seguem suas atividades ante ao impasse gerado pela resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Edmar Geraldo de Sousa, proprietário de uma autoescola que fica no bairro Aparecida, na região central, disse acreditar em um repasse baixo aos alunos. “O valor [das aulas] já está onerado”, disse.

FONTE: http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/simulador-de-direcao-sera-obrigatorio-para-tirar-cnh/

0 comentários: