domingo, 22 de julho de 2012

portaria do Detran-RJ, determinou a instalação de três câmeras, com microfones embutidos, nos veículos das autoescolas do estado.


Notícia veiculada na mídia esta semana me chamou atenção: portaria do Detran-RJ, determinou a instalação de três câmeras, com microfones embutidos, nos veículos das autoescolas do estado.
A medida, que entraria em vigor no primeiro dia do mês que vem, foi adiada. Agora, só a partir de 1º de outubro é que as provas práticas de direção serão vigiadas.
O objetivo da Portaria é simples e certeiro, visa evitar fraudes nos exames como tentativas de suborno, ameaças e má conduta dos avaliadores. A novidade vai permitir que os reprovados possam reivindicar, em até cinco anos, a reavaliação do exame com base nas imagens gravadas. Uma das câmeras vai gravar o condutor e o examinador de frente, a segunda vai proporcionar uma visão a partir do lado direito do carro e a terceira vai mostrar os dois ocupantes do veículo de costas.
Acho isso muito justo e acredito que o Brasil inteiro deveria adotar este modelo. Recebo muitos e-mails com reclamações de candidatos à Primeira Habilitação que sentiram-se injustiçados no exame prático. Houve um relato, por exemplo, de que examinadores chegam a inventar faltas cometidas pelo candidato com a única intenção de reprová-los. Com este recurso, ficaria fácil comprovar este tipo de abuso.
Claro que não dá para generalizar, pois muitos candidatos, por desconhecimento da legislação, interpretam de maneira equivocada as ações dos examinadores. A câmera, nesse caso, permitiria enxergar o fato por ambos os lados.
Outra ideia para utilização destas gravações: para o candidato que reprovar, as imagens poderiam servir como aprendizado. Explico: o instrutor pode mostrar o vídeo e retomar os pontos fracos apresentados pelo candidato. Pode também diagnosticar possíveis riscos a que está exposto este futuro condutor e trabalhar para atenuá-los e assim por diante, vale a criatividade do professor e do CFC.
Parabéns pela iniciativa!

0 comentários: