domingo, 6 de maio de 2012

Poeira persiste na BR-222; novos buracos surgem na BR-020


O motorista que sai de Fortaleza pela BR-222 tem a impressão de ter perdido o caminho ao passar pelo município de Umirim, na Região Norte. Na altura do quilômetro 100, o asfalto se transforma em chão batido e tudo vira poeira na frente dos veículos. A má conservação da rodovia permanece, apesar das obras iniciadas no ano passado pelo consórcio Getel, Gel e Marquise (trecho 1), Camter (trecho 2) e Delta Construções (trecho 3), envolvida no escândalo do bicheiro Carlinhos Cachoeira.

No quilômetro 102, a situação é ainda pior. Caminhões de modelo trator precisam passar a menos de 10 km/h, tamanha a irregularidade da pista. “Vai sair no jornal? Tem de mostrar esse absurdo”, diz um caminhoneiro. A situação mudou pouco desde em setembro de 2011, quando O POVO esteve no local.

Alguns passageiros recorrem aos lenços para se proteger da poeira nos piores trechos. Onde a buraqueira é maior, crianças e mulheres auxiliam motoristas a tapar os buracos com areia em troca de esmolas. O cenário é o mesmo até Itapajé.

Na altura do quilômetro 135 e entre os quilômetros 146 e 148, em Irauçuba, o asfalto refeito há pouco tempo já precisou ser recapeado. Além disso, falta sinalização horizontal. Entre os quilômetros 189 e 196 é preciso cuidado, pois uma das faixas está interditada para obras. O trânsito é organizado por funcionários das construtoras.
 
Buracos na BR-020
Na BR-020, entre Boa Viagem e Canindé, o problema é a buraqueira em longos trechos. Os motoristas são obrigados a trocar de faixa para não cair nos buracos. Os mais profundos chegam, inclusive, a acumular água de chuva.

De acordo com a superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a previsão é que as obras na BR-222 durem até janeiro de 2013 – data prevista para a conclusão do terceiro trecho, a cargo da Delta, entre Patos e o acesso oeste de Sobral. Para a BR-020, a previsão é que as obras de recuperação comecem ainda este mês.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Segundo superintendente substituto do Dnit, problemas na BR-222 são fruto de problemas antigos de asfaltamento, seguidos de melhorias na via. “Todo dia aparece novidade”, diz José Flávio sobre os problemas.

Fala, internauta

Leitores comentaram assunto no O POVO Online

“Quero deixar registrado o descaso que está ocorrendo com a BR 222, principalmente no trajeto entre Umirim a Irauçuba. Ali não existe mais rodagens, o asfalto foi embora, são verdadeiras armadilhas para os condutores”. Francisco Rodrigues  

“Não entendi porque nenhum, eu disse nenhum, político cearense em Brasília faz algo para resolver tanta calamidade e desrespeito. Vamos, senhores, o povo quer explicações e logo antes de a CPI ferver e feder”. Amyr

0 comentários: