sábado, 12 de maio de 2012

Mortes foram 14% a mais em 2010


O Ministério da Saúde consolidou os números de pessoas mortas em acidentes de trânsito, em todo o País, em 2010. Foram, ao todo, 42.844 óbitos, 14% a mais do que no ano anterior, quando faleceram 37.594. Até então, o órgão trabalhava em Brasília com dados preliminares que já indicavam recorde de número de mortos, pelo menos desde 1996, de 40.610 vítimas.

Contudo, mortes que estavam registradas como “causas indeterminadas” foram depois acrescentadas às estatísticas finais. Os novos dados foram apresentados no 2º Seminário de Mobilidade Urbana da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), na capital paulista.

A série histórica mostra que o número de mortes está diretamente ligada às políticas públicas de segurança viária, segundo analisou Cheila Lima, consultora técnica da área de vigilância e prevenção de violências e acidentes do Ministério da Saúde.
 
Redução significativa
 
Em 1998, quando passou a vigorar o novo Código de Trânsito Brasileiro, houve uma primeira redução significativa, que continuou nos dois anos seguintes, com aumento da implantação de radares e de fiscalização.

A curva de vítimas voltou a crescer sem parar entre 2000 e 2008. Quando foi aprovada a Lei Seca, em 2009, houve nova diminuição, de apenas 2%.

Mas, com “a morosidade da Justiça e a não fiscalização”, de acordo com o entendimento de Lima, houve novo aumento. “As ações dos gestores ainda são tímidas para reduzir os acidentes”, declarou.

Lima disse que o Ministério da Saúde vai transferir R$ 12,2 milhões aos municípios para atuar na redução de acidentes, aos moldes do que já está sendo planejado em cinco capitais, em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS), sediada na Suíça. Os dados de 2011 ainda faltam ser consolidados. (das agências de notícias)

ENTENDA A NOTÍCIA

É a tragédia do cotidiano brasileiro traduzida em números. O registro de mais de 42 mil mortes no trânsito no período de apenas um ano simboliza a gravidade do que nossas ruas, avenidas e rodovias protagonizam.

0 comentários: