sábado, 21 de abril de 2012

Falta de sinalização horizontal deixa trânsito perigoso


Um Centro sempre cheio, de carros, motos, pedestres, comerciantes. Movimento que não cede ao sol ou a chuva e que torna o local um ponto de trânsito complicado. O ir e vir pede atenção, principalmente pela procura intensa por vagas para parar e estacionar. 

Com movimento intenso, o desgaste das ruas é visível. Por isso, intervenções que visam o melhoramento do asfalto e, consequentemente, da mobilidade são bem-vindas. Obras desse tipo aconteceram em algumas ruas do Centro há pouco mais de um mês. Entre as vias, estão a rua Pedro Pereira, Pedro I, Assunção, Floriano Peixoto.

No entanto, após as obras, as sinalizações horizontais que auxiliam condutores sumiram, deixando os cruzamentos de uma cor só. Apesar de haver sinalização vertical na maioria deles, os riscos para o trânsito aumentaram, segundo pessoas que estão sempre nesses locais.

O taxista Cláudio Ferreira comentou que muitos que trabalham próximo ao cruzamento entre as ruas Assunção e Pedro I ligaram para os órgãos responsáveis, mas sem resposta. “Eu pensei em pintar na marra mesmo, mas poderia ter problema para mim”, comentou Cláudio, lembrando que quase teve o carro batido quando outro veículo avançou na preferencial.

Prioridades

Segundo o chefe do Núcleo de Trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Arcelino Lima, desde quinta-feira equipes estão trabalhando nas vias do Centro. Como o local é muito saturado, os trabalhos precisam ser realizados durante a noite. A expetativa é de que em 10 dias a situação seja resolvida. Arcelino apontou que as prioridades são as indicações de parada nos cruzamentos, as sinalizações nos semáforos e as vagas de estacionamento.

A titular da Secretaria Executiva Regional do Centro (Sercefor), Luiza Perdigão indicou que o trabalho de recuperação das vias acontece em conjunto e com o esforço de vários órgãos. O chefe do Nutran, Arcelino Lima, indicou que a população deve ficar atenta às sinalizações verticais nas vias recentemente recapeadas.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Recapeamentos nas vias da cidade são cobranças constantes da população. Após as intervenções, a sinalização precisa ser refeita e esse intervalo incomoda aqueles que usam as vias.No Centro, frequentadores reclamam.

Saiba mais

Recapeamento
10 equipes realizam recapeamento diariamente em Fortaleza.

Alguns fatores interferem na durabilidade da sinalização horizontal: o tipo de pavimento, a drenagem, a abrasividade do ambiente, o volume de tráfego da via e a qualidade da tinta, segundo Arcelino Lima, da AMC.
 
Ele indicou que, no novo contrato, uma tinta mais cara e mais resistente foi escolhida.
 
A Regional do Centro indicou que as ruas Princesa Isabel, Teresa Cristina, 24 de maio, General Sampaio e Heráclito Graça também serão recapeadas.
 
A partir da próxima semana, será iniciada uma intervenção de drenagem na área das ruas Guilherme Rocha com Princesa Isabel.
 
Um problema nesse local revelou que havia muito lixo entupindo o local, o que tornou necessária a drenagem.
 
“É um trabalho muito grande, porque o Centro é antigo e tivemos muitos anos sem investimento na infraestrutura”, indicou a secretária Luiza Perdigão.
Samaisa dos Anjossamaisa@opovo.com.br

0 comentários: