sábado, 4 de fevereiro de 2012

Falta de habilitação lidera infrações em Juazeiro do Norte

Em 2011, um em cada cinco motoristas multados estava sem carteira de motorista. Já no município do Crato, a principal ocorrência é estacionamento proibido. As duas maiores cidades do Cariri têm trânsito municipalizado
As duas maiores cidades do Cariri cearense, Juazeiro do Norte e Crato, têm o trânsito municipalizado - o que é uma boa notícia, segundo especialistas da área. Isso possibilita um enfrentamento mais próximo e adequado dos principais desafios do setor. Apesar disso, os gargalos para o disciplinamento dos condutores das duas maiores frotas de veículos da região estão longe do fim.
Dados do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Juazeiro do Norte (distante 493 km de Fortaleza), por exemplo, mostram que em 2011, um total de 10.561 motoristas foram multados, por cometerem algum tipo de infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A cidade tem um total de 72.088 veículos cadastrados. É como se, na média, um em cada sete condutores tivesse cometido uma irregularidade no ano passado.
Os dados chamam mais a atenção em relação ao tipo de infração. Das 10,5 mil multas, 2 mil (uma em cada cinco), segundo o Demutran, aconteceram porque o motorista estava sem habilitação - o que coloca esse tipo de infração como a mais relevante em Juazeiro. É como se em Fortaleza, com 760,7 mil carros, mais de 21 mil motoristas, no ano passado, tivessem sido flagrados dirigindo sem carteira de motorista.


Crato
Já no vizinho município do Crato, a principal infração cometida por condutores é o estacionamento em desacordo com a legislação, o chamado estacionamento proibido.
No total, de acordo com dados do Demutran-Crato, houve 641 infrações em 2011, num total de 3.687 registros. Uma multa do tipo para, em média, seis ilegalidades registradas.
Crato tem um total de 31.791 veículos. Dirigentes do órgão também apontam como um problema para o trânsito da cidade a quantidade de motoristas e motociclistas usando celulares enquanto conduzem seus veículos.


O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Fruto do desenvolvimento sócio-econômico que experimenta os municípios do Interior do Ceará, neste caso, as cidades médias, o trânsito surge como aglutinador dos desafios urbanos da ordem do dia. Particularmente, no tocante à mobilidade urbana e respeito aos transeuntes

0 comentários: